quinta-feira, 26 de abril de 2012

Trabalhando a cor vermelha durante uma semana



PLANO DE AULA

Turma: Maternal III
Disciplina: Artes, Ciências
Conteúdo programático: cor, frutas, paladar
Objetivos específicos:
  • Trabalhar a musicalidade e oralidade
  • Estimular a coordenação motora
  • Conhecer a cor vermelha
  • Identificar a cor ensinada através de outros objetos da sala
  • Trabalhar o paladar

Desenvolvimento:

  • Iniciar a roda do cotidiano (cada professor usa o seu critério). 
  • Falar sobre a importância das frutas, dando ênfase na maçã, pois será a fruta trabalhada na aula de hoje.
  • Mostrar as crianças um vídeo musical sobre as frutas


  • Após o vídeo perguntar quais as frutas que virão de cor vermelha.
  • Esperar as respostas e em roda passar um papelão cortado em círculo com a palavra VERMELHO escrita no meio dele e pedir que joguem o círculo para quem quiserem, sempre pronunciando a palavra em voz alta.
  • Pedir as crianças que observem a sala por alguns minutos e perguntar o que temos na cor vermelha em nossa sala.
  • Levar a fruta trabalhada para a sala, ou seja, uma maçã e reparti-la entre as crianças.
  • Perguntar as crianças o gosto da fruta, podendo levantar hipóteses com uma pergunta para ajudá-los a iniciar os palpites: Ela é azeda? Como é seu gosto afinal?
Material: vídeo musical, fruta, faca e diversos objetos.

SUGESTÃO: Sabemos, nós educadores que existem maçãs verdes, entretanto, podemos deixar para falar sobre isso em outra aula, relembrando essa aula da cor vermelha, mas trabalhando o VERDE.


PLANO DE AULA

Turma: Maternal III
Disciplina: Artes, Matemática (conceito matemático)
Conteúdo programático: cor vermelha, dentro e fora
Objetivos específicos:
  • Trabalhar a musicalidade e oralidade
  • Trabalhar a coordenação motora
  • Reconhecer a cor ensinada: vermelho
  • Conhecer o dentro e o fora

Desenvolvimento:

Roda da conversa
Cantar uma música: escolhi a música da formiguinha





Levar uma caixa com vários objetos vermelhos dentro.
Pedir em seguida para cada aluno retirar de dentro da caixa um objeto, falar o nome dele e colocar no meio da rodinha.
Após retirarem todos os objetos mostrar a eles que a caixa ficou vazia. Comentar que tudo que estava dentro da caixa agora estão fora dela.
Pegar um objeto e colocar dentro da caixa. Perguntar:
- O que eu coloquei dentro da caixa?
Pedir para um aluno tirar o objeto da caixa (ex: lápis).
Perguntar:
- O lápis está aonde agora? Dentro ou fora da caixa?
- Fora.
Repetir a explicação com vários objetos, até sentir que as crianças assimilaram o dentro e o fora.
Relembrar a aula anterior, quando comeram a maçã e falamos sobre a cor vermelha.
Dar uma maçã para pintarem com giz de cera, ou lápis de cor vermelho e em seguida picotar com as mãos e fazer bolinhas de papel crepom vermelho e colar na maçã.
Realizar a atividade para reforçar o dentro e o fora, pedindo para circularem com o giz de cera vermelho os envelopes que estão dentro e fora da caixa do correio.


A atividade ficará assim:





Atividade dentro e fora:





Boa aula!


Material: papel crepom vermelho, cola, giz de cera, folha ofício, caixa com objetos vermelhos.


Um comentário: