PLANO DE AULA
Turma: Maternal III
Disciplina: Artes, Ciências
Conteúdo programático: cor, frutas, paladar
Objetivos específicos:
- Trabalhar a musicalidade e oralidade
- Estimular a coordenação motora
- Conhecer a cor vermelha
- Identificar a cor ensinada através de outros objetos da sala
- Trabalhar o paladar
Desenvolvimento:
- Iniciar a roda do cotidiano (cada professor usa o seu critério).
- Falar sobre a importância das frutas, dando ênfase na maçã, pois será a fruta trabalhada na aula de hoje.
- Mostrar as crianças um vídeo musical sobre as frutas
- Após o vídeo perguntar quais as frutas que virão de cor vermelha.
- Esperar as respostas e em roda passar um papelão cortado em círculo com a palavra VERMELHO escrita no meio dele e pedir que joguem o círculo para quem quiserem, sempre pronunciando a palavra em voz alta.
- Pedir as crianças que observem a sala por alguns minutos e perguntar o que temos na cor vermelha em nossa sala.
- Levar a fruta trabalhada para a sala, ou seja, uma maçã e reparti-la entre as crianças.
- Perguntar as crianças o gosto da fruta, podendo levantar hipóteses com uma pergunta para ajudá-los a iniciar os palpites: Ela é azeda? Como é seu gosto afinal?
Material: vídeo musical, fruta, faca e diversos objetos.
SUGESTÃO: Sabemos, nós educadores que existem maçãs verdes, entretanto, podemos deixar para falar sobre isso em outra aula, relembrando essa aula da cor vermelha, mas trabalhando o VERDE.
PLANO DE AULA
Turma:
Maternal III
Disciplina:
Artes, Matemática (conceito matemático)
Conteúdo
programático: cor vermelha, dentro e fora
Objetivos
específicos:
- Trabalhar a musicalidade e
oralidade
- Trabalhar a coordenação
motora
- Reconhecer a cor ensinada: vermelho
- Conhecer o dentro
e o fora
Desenvolvimento:
Roda
da conversa
Cantar
uma música: escolhi a música da formiguinha
Levar
uma caixa com vários objetos vermelhos dentro.
Pedir
em seguida para cada aluno retirar de dentro
da caixa um objeto, falar o nome dele e colocar no meio da rodinha.
Após
retirarem todos os objetos mostrar a eles que a caixa ficou vazia. Comentar que
tudo que estava dentro da caixa
agora estão fora dela.
Pegar
um objeto e colocar dentro da caixa. Perguntar:
-
O que eu coloquei dentro da caixa?
Pedir
para um aluno tirar o objeto da caixa (ex: lápis).
Perguntar:
-
O lápis está aonde agora? Dentro ou fora da caixa?
-
Fora.
Repetir
a explicação com vários objetos, até sentir que as crianças assimilaram o dentro e o fora.
Relembrar
a aula anterior, quando comeram a maçã e falamos sobre a cor vermelha.
Dar
uma maçã para pintarem com giz de cera, ou lápis de cor vermelho e em seguida picotar com as mãos e fazer bolinhas de papel crepom vermelho e colar na maçã.
Realizar a atividade para reforçar o dentro e o fora, pedindo para circularem com o giz de cera vermelho os envelopes que estão dentro e fora da caixa do correio.
Realizar a atividade para reforçar o dentro e o fora, pedindo para circularem com o giz de cera vermelho os envelopes que estão dentro e fora da caixa do correio.
A atividade ficará assim:
Material:
papel crepom vermelho, cola, giz de cera, folha ofício, caixa com objetos vermelhos.
Amei! Obrigada pelas ótimas ideias!
ResponderExcluir